domingo, 6 de setembro de 2020

CONHECENDO O MODELO EM ESCALA DO USS GATO

 Olá amigos do Facebook. Estava em New London, Connecticut, EUA, com a finalidade de mergulhar no naufrágio do U 853, submarino alemão Tipo IX C/40 afundado em combate nas últimas horas do final da II Guerra Mundial. Era uma sepultura de guerra e estava no través da Ilha de Block Island, a 38 m, mas isto é outra história, já comentada aqui neste espaço e que voltarei descrever com mais detalhes futuramente.

Descobri que ali perto, do outro lado do Rio Thames, ficava outra cidadezinha, Groton, sede do notável Submarine Force Library & Museum, instituição de memória fundada em 1955 e como tema a Arma Submarina americana, o “Serviço Silencioso”, apelido dado pelos submarinistas da US Navy. O museu tem entrada franca, possui 33.000 peças no seu acervo e recebe 150.000 visitantes por ano.  O carro-chefe das exposições é o USS Nautilus, primeiro submarino de propulsão nuclear, lançado ao mar em 1954 e que, em 1958, atingiu o Polo Norte submerso. Passei a tarde no museu. Impressionante. 

Entretanto, o que gostaria de comentar hoje e com certeza será do gosto dos meus amigos modelistas, é um submarino classe Gato, com o lado boreste vasado, na escala 1:6 e suspenso no teto por cabos. Há um mezanino que permite ao visitante ver o interior do Gato nos seus diversos compartimentos, da proa a popa, na altura dos olhos. É um trabalho admirável nos seus mínimos detalhes. Lembrei que esta classe, junto com a Balao, foram as principais utilizadas pelos americanos na Guerra no Pacífico e se constituíram no flagelo da navegação japonesa.

Recordei também que havia visitado o USS Bowfin, um Balao  que é museu em Honolulu, Havaii e lido o eletrizante livro de Alex Kershaw, Fuga das Profundezas, que conta a história do infeliz USS Tang, um classe Balao que afundou com quase toda a tripulação ao ser atingido pelo seu último torpedo lançado e que retornou. Muito azar.

Que história!

O relato completo desta visita está no livro U Boats.













cavaleirodasprofundezas@gmail.com

Nestor Antunes de Magalhães é 2º Ten R/1 do Exército Brasileiro, tendo servido os nove últimos anos de sua vida profissional no Museu do Comando Militar do Sul, Porto Alegre. É membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (FAHIMTB), mergulhador CMAS** com quatro especializações, Submarinista Honorário da Marinha do Brasil e recebeu a Medalha do Mérito Tamandaré. Mergulhou em inúmeros naufrágios por toda costa brasileira, destacando, entre outros, a participação em uma expedição exploratória no Parcel de Manuel Luís, Maranhão. Também mergulhou em naufrágios de Truk Lagoon, Hawaii, Golfo de Suez, Golfo de Aqaba, Estreito de Tiran, Estreito de Gubal e Mar Vermelho.

0 comentários:

Postar um comentário