sexta-feira, 3 de julho de 2020

REMEMBER MUSEUM 39-45 - THIMISTER-CLERMONT

Olá amigos do Blog. Estava em Thimister-Clermont, Bélgica, para conhecer o Remember Museum 39-45. Ele foi um projeto de Marcel e Mathilde Schmetz que surgiu em 1991, mas só foi inaugurado, com a presença de 17 veteranos do Dia D, em 12 Jun 94. Marcel tinha 7 anos quando da invasão alemã à Bélgica e viveu intensamente para contar aqueles dias sombrios da ocupação.
Visitando o museu que ocupa um antigo celeiro, com um tanque Sherman fulminado por um Panzerfaust na frente, me fez lembrar o Museu de Guerra de Askifou, Creta. Como neste, há uma aparente confusão na expografia, mas o acervo é valioso e interessante. E ali está presente também o talento de Marcel que construiu uma bomba voadora V-1 e um caça-tanques M 10, réplicas perfeitas na escala 1/1.
Uma boa parte do material que está em exposição foi deixado pela 1ª Divisão de Infantaria americana que ocupou a região quando da Batalha do Bulge. O museu está situado a 3 km do Cemitério Militar Americano de Henri-Chapelle, local onde estão sepultados 7.992 soldados. As visitas guiadas em francês, holandês, alemão, inglês e valão ocorrem todo o primeiro domingo de cada mês, exceto Dez, Jan e Fev. Que história!

























cavaleirodasprofundezas@gmail.com

Nestor Antunes de Magalhães é 2º Ten R/1 do Exército Brasileiro, tendo servido os nove últimos anos de sua vida profissional no Museu do Comando Militar do Sul, Porto Alegre. É membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (FAHIMTB), mergulhador CMAS** com quatro especializações, Submarinista Honorário da Marinha do Brasil e recebeu a Medalha do Mérito Tamandaré. Mergulhou em inúmeros naufrágios por toda costa brasileira, destacando, entre outros, a participação em uma expedição exploratória no Parcel de Manuel Luís, Maranhão. Também mergulhou em naufrágios de Truk Lagoon, Hawaii, Golfo de Suez, Golfo de Aqaba, Estreito de Tiran, Estreito de Gubal e Mar Vermelho.

0 comentários:

Postar um comentário