domingo, 14 de junho de 2020

MUSEU DOS NAUFRÁGIOS DO DIA D - PORT-EM-BESSIN - NORMANDIA


Olá amigos do  Blog. Hummm, o assunto continua a ser o Desembarque na Normandia. Ainda é o fato do momento. Estava em Port-Em-Bessin, conhecendo o Musée Des Épaves Sous-Marines Du Débarquement, simplificando: o Museu dos Naufrágios do Dia D.O acervo é bem interessante. Constituí-se em centenas de objetos que foram resgatados das profundezas nas cinco praias do desembarque a partir de 1970. É um museu privado, com entrada paga como todos da região. Boa parte do material, tanques Sherman DD, Stuart, obuseiro AP Priest, âncoras, lemes, motores, minas, granadas de grosso calibre, etc, estão em exposição numa área externa. Já no interior do prédio, podemos encontrar armas de infantaria, uniformes, capacetes, ferramentas, binóculos, e até a roda de um C-47 e um torpedo. Havia ainda um pequeno auditório onde em uma tela grande de tv, passava um filme com cenas do salvamento deste material no Canal da Mancha.

Havia começado a fotografar o acervo interno quando se aproximou um francês, funcionário do museu, e disse que era proibido fotografar. Fiz que não entendi e continuei fotografando. Ele voltou e irritado, ordenou que parasse com as fotos imediatamente.
- La photographie est interdite! Gritou.
Mas como não registrar tudo aquilo? Interrompi as fotos por alguns minutos e fui olhar a tela onde agora passava um ataque noturno da Luftwaffe à cabeça de praia. Voltei a fotografar e de imediato o cara veio direto. Estava furioso. Na tela continuava o ataque da Luftwaffe, enquanto na minha frente, o sujeito tinha também um ataque, mas de nervos. Ainda consegui fotografar o torpedo e a roda do C-47, mas para evitar um atrito maior, encerrei discretamente minha visita a este excelente museu. Que história,
Área externa de exposição

Lado direito de um obuseiro 105 AP M7 Priest

Torre de um tanque Sherman

Canhão Oerlikon AAe 20 mm

Torpedo em exposição na área interna do museu

Objetos diversos na área interna

Tanque Sherman DD

Leme e mecanismo de uma embarcação de assalto

Reboque americano

Canhões navais e ao fundo uma mina de ancoragem

Os dois hélices de um Shermann DD

Um tanque leve Stuart

Obuseiro 105 mm AP M7 Priest

Roda de um C-47 que lançou paraquedistas no Dia D


cavaleirodasprofundezas@gmail.com

Nestor Antunes de Magalhães é 2º Ten R/1 do Exército Brasileiro, tendo servido os nove últimos anos de sua vida profissional no Museu do Comando Militar do Sul, Porto Alegre. É membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (FAHIMTB), mergulhador CMAS** com quatro especializações, Submarinista Honorário da Marinha do Brasil e recebeu a Medalha do Mérito Tamandaré. Mergulhou em inúmeros naufrágios por toda costa brasileira, destacando, entre outros, a participação em uma expedição exploratória no Parcel de Manuel Luís, Maranhão. Também mergulhou em naufrágios de Truk Lagoon, Hawaii, Golfo de Suez, Golfo de Aqaba, Estreito de Tiran, Estreito de Gubal e Mar Vermelho.

0 comentários:

Postar um comentário