quarta-feira, 25 de março de 2020

MONTEVIDEO MARU - A HISTÓRIA DE UMA TRAGÉDIA


Olá amigos do Blog. Estava em Rabaul, Papua-Nova Guiné. Já havia encerrado os mergulhos nos naufrágios da Baía Simpson e agora, com o guia Steven, fui conhecer o memorial do Montevideo Maru. Na verdade eram somente duas rochas engastadas em um embasamento de tijolos de concreto e placas de bronze. Algo muito simples para lembrar a pior catástrofe marítima da Austrália.

O Montevideo Maru era um cargueiro japonês com 130 m de comprimento, deslocando perto 7.260 t e lançado ao mar em 1926 como um navio de passageiros da companhia Osaka Shosen Kaisha. Com o início da Guerra no Pacífico foi requisitado pela Marinha Imperial como transporte de tropas e carga.
Após a queda de Rabaul para os japoneses, o navio seguiu viajem para a ilha chinesa de Hainan abarrotado de prisioneiros australianos. No caminho, ao largo do litoral norte das Filipinas, foi avistado e seguido pelo submarino americano USS Sturgeon. Na madrugada de 01 Jul 42, o Sturgeon manobrou para uma posição favorável de tiro e lançou quatro torpedos dos seus tubos de proa. O infeliz Montevideo Maru foi alcançado por dois torpedos e afundou em 11 minutos. Houve muito pouco tempo para evacuar toda aquela gente das cobertas inferiores. Morreram no naufrágio, 1.054 prisioneiros, militares e civis. Que história terrível.




O Montevideo Maru, um belo navio nas suas 7.260 t de deslocamento

O submarino da US Navy,  USS Sturgeon

O memorial bastante simples em Rabaul

cavaleirodasprofundezas@gmail.com

Nestor Antunes de Magalhães é 2º Ten R/1 do Exército Brasileiro, tendo servido os nove últimos anos de sua vida profissional no Museu do Comando Militar do Sul, Porto Alegre. É membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (FAHIMTB), mergulhador CMAS** com quatro especializações, Submarinista Honorário da Marinha do Brasil e recebeu a Medalha do Mérito Tamandaré. Mergulhou em inúmeros naufrágios por toda costa brasileira, destacando, entre outros, a participação em uma expedição exploratória no Parcel de Manuel Luís, Maranhão. Também mergulhou em naufrágios de Truk Lagoon, Hawaii, Golfo de Suez, Golfo de Aqaba, Estreito de Tiran, Estreito de Gubal e Mar Vermelho.

0 comentários:

Postar um comentário