quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

MUSEU DAS ARMAS - LIÈGE


Olá amigos do Blog. Esta é para os adoradores de armas. Estava em Liège, Bélgica, cidade equidistante de dez museus militares que eu queria conhecer, quase todos relacionados com a Batalha do Bulge, a conhecida Ofensiva das Ardenas que está fazendo agora 75 anos. Tinha preparado um organograma de "um museu por dia" e obtive sucesso. Até sobraram livres dois dias e eu aproveitei uma tarde para visitar o Museu das Armas, na verdade um espaço dentro do Le Grand Curtius, também museu, com 5.000 m² de exposições que abrangem arte sacra, arqueologia, arte em vidro, etc. O prédio é muito antigo, possivelmente do século XVII e situa-se no centro histórico da idade.

As armas, em sua maioria, são de uso civil e estão distribuídas nas vitrines, um tanto escuras, em ordem cronológicas. Ali aparecem armas de mecha, roda, pederneira, percussão, etc.
Todavia a cereja do bolo são os magníficos conjuntos de pistolas para duelo. Isto valeu a entrada paga. Que história! Vamos ver as fotos?














cavaleirodasprofundezas@gmail.com

Nestor Antunes de Magalhães é 2º Ten R/1 do Exército Brasileiro, tendo servido os nove últimos anos de sua vida profissional no Museu do Comando Militar do Sul, Porto Alegre. É membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (FAHIMTB), mergulhador CMAS** com quatro especializações, Submarinista Honorário da Marinha do Brasil e recebeu a Medalha do Mérito Tamandaré. Mergulhou em inúmeros naufrágios por toda costa brasileira, destacando, entre outros, a participação em uma expedição exploratória no Parcel de Manuel Luís, Maranhão. Também mergulhou em naufrágios de Truk Lagoon, Hawaii, Golfo de Suez, Golfo de Aqaba, Estreito de Tiran, Estreito de Gubal e Mar Vermelho.

0 comentários:

Postar um comentário