sexta-feira, 18 de outubro de 2019

O MAIALE NO MUSEO STORICO NAVALE - VENEZA


Olá amigos do Blog. Estava em Veneza. Tinha planejado conhecer o Museo Storico Navale. Eu sabia que nele, havia em exposição, um "torpedo humano" e isso era muito importante. Esses engenhos de assalto italianos, conhecidos como Maiale, haviam penetrado como uma sombra no porto de Alexandria na noite de 18 Dez 41 e colocados fora de combate por vários meses os encouraçados ingleses HMS Queen Elizabeth e HMS Valiant. Também danificaram seriamente o destróier HMS Jervis e o petroleiro Sagona. Esses torpedos mediam 6,7 m, pesando 1.200 kg e propulsionados por motor elétrico, alcançavam a velocidade máxima de 4,5 kt. Eram tripulados por dois mergulhadores que iam montados no engenho e podiam submergir até 25 m.

No nariz da arma, havia uma ogiva com 300 kg de alto explosivo que deveria ser retirada e colocada sob ou presa ao casco no navio inimigo. Feito isto, um dispositivo de tempo era acionado e os mergulhadores deveriam utilizar o Maiale como veículo de fuga.
Naquela noite, os Maiales foram transportado até as proximidades do porto pelo submarino convencional Scirè. Estavam abrigados em contêineres a prova dágua.
Estes torpedos faziam parte da mais perigosa unidade da Marinha italiana, a Divisão Submarina da 10ª MAS Flotiglia e no célebre ataque ao porto de Alexandria, o grupo era liderado pelo capitão De La Penne. Que história! Vamos ver as fotos?



















cavaleirodasprofundezas@gmail.com

Nestor Antunes de Magalhães é 2º Ten R/1 do Exército Brasileiro, tendo servido os nove últimos anos de sua vida profissional no Museu do Comando Militar do Sul, Porto Alegre. É membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (FAHIMTB), mergulhador CMAS** com quatro especializações, Submarinista Honorário da Marinha do Brasil e recebeu a Medalha do Mérito Tamandaré. Mergulhou em inúmeros naufrágios por toda costa brasileira, destacando, entre outros, a participação em uma expedição exploratória no Parcel de Manuel Luís, Maranhão. Também mergulhou em naufrágios de Truk Lagoon, Hawaii, Golfo de Suez, Golfo de Aqaba, Estreito de Tiran, Estreito de Gubal e Mar Vermelho.

0 comentários:

Postar um comentário