quinta-feira, 19 de setembro de 2019

O SUBMARINO U 3


Olá amigos do Blog. Estava em Malmö, Suécia, para visitar o Museu Marítimo e de Tecnologia e conhecer a história do submarino da Marinha sueca, o U 3. Este navio tem um passado bem interessante. Ele foi um dos primeiros submarinos do mundo a ter o casco de pressão totalmente soldado. Era de propulsão diesel/elétrica, construído pelo estaleiro da marinha de Karlskrona seguindo um projeto de 1939, costeiro e comissionado em 01 Nov 43. Funcionou principalmente como barco-escola, formando tripulações para os 18 submersíveis entregues a Marinha sueca durante a II Guerra Mundial.

Após a guerra, diversas inovações técnicas principalmente inspiradas nos U Boats, foram instaladas prolongando a vida útil do U 3. Em 1953 foi submetido a reforma que, entre muitas alterações, teve a retirada do armamento AAe e modificação das aletas de proa. Isto melhorou a sua forma hidrodinâmica fazendo a velocidade submersa aumentar de 7,5 kt para 9 kt. No ano seguinte um novo sonar foi colocado bem como um sistema de orientação dos torpedos mais avançado e a parte eletrônica modernizada. O submarino foi cortado em três seções e transportado por terra para o museu em 1967, onde foi reconstruído e colocado em seu embasamento de concreto. Atualmente o U 3 está em exposição neste moderno museu, local onde eventualmente se reúne uma associação de velhos marinheiros que serviram neste submarino. Que história! Vamos ver as fotos?




















cavaleirodasprofundezas@gmail.com

Nestor Antunes de Magalhães é 2º Ten R/1 do Exército Brasileiro, tendo servido os nove últimos anos de sua vida profissional no Museu do Comando Militar do Sul, Porto Alegre. É membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (FAHIMTB), mergulhador CMAS** com quatro especializações, Submarinista Honorário da Marinha do Brasil e recebeu a Medalha do Mérito Tamandaré. Mergulhou em inúmeros naufrágios por toda costa brasileira, destacando, entre outros, a participação em uma expedição exploratória no Parcel de Manuel Luís, Maranhão. Também mergulhou em naufrágios de Truk Lagoon, Hawaii, Golfo de Suez, Golfo de Aqaba, Estreito de Tiran, Estreito de Gubal e Mar Vermelho.

0 comentários:

Postar um comentário