terça-feira, 2 de julho de 2019

OS PEIXINHOS DO CAPITÃO


 Olá amigos do Blog.Estava a bordo do SS Thorfinn, antigo baleeiro com 58 m de comprimento e deslocando cerca 1.100 t, mergulhando nos naufrágios de Truk Lagoon. O Thorfinn era a casa do capitão Lance Higgs e tinha acomodação para 22 mergulhadores. Contudo naquela semana só estávamos a bordo em três: eu, o inglês Patrick e o português Luís Mota, este último meu dupla e um talentoso mergulhador. Higgs, embora meio velhusco, tinha uma jovem esposa chuukese e dois filhos pequenos: Laurence e Brenton. Pela manhã ambos iam a escola mas à tarde costumavam nos acompanhar no terceiro e quarto mergulho do dia

Eu ficava espantado com a absoluta intimidade dos meninos com o mar, mergulhando só na apneia em lugares profundos, com tubarões e naufrágios. Acho que tinham 5 e 6 anos respectivamente. Lembro de uma observação do meu dupla português:
- Nestor, vistes os putinhos do capitão como são espertos?!
Não pude segurar uma gargalhada. Putinhos em Portugal são meninos mas para brasileiro é outra coisa. As fotos em anexo foram tiradas pelo Luís Mota quando do nosso mergulho no San Francisco Maru, cujo convés estava a 51 m. Os putinhos pareciam focas felizes, mergulhando até onde nós estávamos durante a parada de segurança, a 5 m. Às vezes pediam uma tragada do nosso ar antes de emergir. Era algo impressionante.
Toda esta jornada está no livro De Truk a Narvik - Mergulhando na História. Reserve o seu exemplar pelo e-mail ulissess18@yahoo.com.br














.




cavaleirodasprofundezas@gmail.com

Nestor Antunes de Magalhães é 2º Ten R/1 do Exército Brasileiro, tendo servido os nove últimos anos de sua vida profissional no Museu do Comando Militar do Sul, Porto Alegre. É membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (FAHIMTB), mergulhador CMAS** com quatro especializações, Submarinista Honorário da Marinha do Brasil e recebeu a Medalha do Mérito Tamandaré. Mergulhou em inúmeros naufrágios por toda costa brasileira, destacando, entre outros, a participação em uma expedição exploratória no Parcel de Manuel Luís, Maranhão. Também mergulhou em naufrágios de Truk Lagoon, Hawaii, Golfo de Suez, Golfo de Aqaba, Estreito de Tiran, Estreito de Gubal e Mar Vermelho.

0 comentários:

Postar um comentário