terça-feira, 2 de julho de 2019

USS NAUTILUS


Olá amigos do Blog. Tinha mergulhado e explorado o naufrágio do U 853, submarino alemão Tipo IX C/40 afundado em combate horas após o final da II Guerra Mundial ao largo de Block Island, Connecticut, nordeste dos Estados Unidos. Para tanto contei com o apoio da Atlantis Dive Charters, da cidadezinha de New London. Foi um mergulho arriscado, em água fria e escura, até encontrar o submarino a 38 m de profundidade. Nadar através daquele longo casco destroçado foi algo trágico e ao mesmo tempo fascinante. Ele era uma sepultura de guerra. Mas isto é outra história e mais tarde eu conto para todos vocês.

Ali perto, em Groton, nas margens do rio Thames, está o Submarine Force Library & Museum, museu que possui o maior acervo de artefatos submarinos do mundo e o único do gênero operado pela Marinha americana. A principal peça desta primorosa coleção é o USS Nautilus, fantástico navio, primeiro submarino de propulsão nuclear da História, lançado ao mar no dia 21 Jan 54 e agora um museu flutuante aberto a visitação. No dia 03 Ago 58, o Nautilus anunciou ao mundo estupefato que havia alcançado a latitude 90º Norte, isto é, o Polo Norte Geográfico, navegando submerso e através da energia nuclear. Após uma longa folha de serviços na US Navy, em 1985 o submarino virou museu. Toda esta aventura está em um capítulo do livro U Boats - Mergulhando na História, infelizmente esgotado na sua terceira e melhor edição. Quem tem um exemplar, saiba que possui agora um livro raro. Apesar dos inúmeros pedido, não há previsão do lançamento de uma 4ª publicação. Vamos ver algumas fotos?























cavaleirodasprofundezas@gmail.com

Nestor Antunes de Magalhães é 2º Ten R/1 do Exército Brasileiro, tendo servido os nove últimos anos de sua vida profissional no Museu do Comando Militar do Sul, Porto Alegre. É membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (FAHIMTB), mergulhador CMAS** com quatro especializações, Submarinista Honorário da Marinha do Brasil e recebeu a Medalha do Mérito Tamandaré. Mergulhou em inúmeros naufrágios por toda costa brasileira, destacando, entre outros, a participação em uma expedição exploratória no Parcel de Manuel Luís, Maranhão. Também mergulhou em naufrágios de Truk Lagoon, Hawaii, Golfo de Suez, Golfo de Aqaba, Estreito de Tiran, Estreito de Gubal e Mar Vermelho.

0 comentários:

Postar um comentário