domingo, 26 de agosto de 2018

O SS PRESIDENT COOLIDGE - ESPIRITU SANTO - VANUATU

Olá amigos do Blog.
O President Coolidge era um elegante navio de passageiros americano, lançado ao mar em 1931 e, inicialmente, operado pela Dollar Steamship Line até 1938. Pouco depois passou a navegar pela American President Lines, até 1941. Podia transportar 988 passageiros com luxo e conforto, singrando o Pacífico nas rotas San Francisco - Kobe - Xangai - Manila. O President Coolidge era enorme, com quase 200 m de proa a popa e deslocando 21.936 t. Muito rápido, podia alcançar a velocidade máxima de 21 kt. Com o início da guerra, a sua primeira missão foi evacuar para os Estados Unidos, 125 feridos graves do ataque japonês a Pearl Habor, Havaii. Já em janeiro de 1942, carregou suprimentos para a Austrália, inclusive com dezenas de caças P-40, com destino as Filipinas. 
Requisitado pela US Navy, foi adaptado com transporte de tropas, recebendo pintura de camuflagem cinza e armamento defensivo como metralhadoras e canhões. Nesta sua nova versão, conseguia embarcar mais de 5.000 soldados, armados e equipados.
Em 26 de outubro de 1942, o SS President Coolidge entrou pelo canal principal que levava ao porto, em Espiritu Santo. Com a ameaça constante dos submarinos japoneses, esta entrada estava protegida por minas de ancoragem, situação que não foi, acidentalmente, repassada ao Coolidge. O enorme transporte então bateu em uma mina que detonou na altura da casa das máquinas, matando o marinheiro Robert Reid. Desamparado, topou com uma segunda mina, desta vez na popa. Era um navio de passageiros, adaptado, sem blindagem alguma no casco; assim, os danos foram graves e o seu capitão, Henry Nelson, pressentindo o desastre, jogou seu navio contra a praia. Houve tempo para que 5.340 soldados desembarcassem em ordem e sem pânico, mas deixando todo o seu material a bordo. O capitão Elwood Joseph Euart, do 103º Reg Art Campanha, foi um dos que chegaram a salvo até a praia, mas retornou ao navio ao saber que havia soldados presos na enfermaria. Elwood resgatou estes homens mas o transporte virou sobre o seu costado de bombordo e naufragou no canal. O capitão foi junto com o navio, constituindo-se na segunda vítima fatal. Seu corpo só foi encontrado por um guia de mergulho em 2013 e resgatado em 2014. Ainda estava com o seu dog tag. Elwood Joseph Euart foi agraciado com a Distinguished Service Cross pelo seu ato de heroísmo. Hoje o President Coolidge é considerado como um dos naufrágios top do mundo, alegria dos mergulhadores de todos os níveis. O Thistlegorm do Pacífico. Sua proa jaz a 21 m e a popa a mais de 60 m. Que história! 

Fatos e a rota do SS President Coolidge em 26 de outubro de 1942

5.340 soldados desembarcaram em ordem e em 90 minutos

O grande navio emborcou sobre o seu costado de bombordo
Desenho do naufrágio com seus pontos de interesse e profundidade

A imagem pelo sonar da situação atual do naufrágio

A dama medieval e o cavalo branco, figura que indica o banheiro feminino, Lady Room, a 40 metros de profundidade, nas entranhas do navio

Capitão Elwood Joseph Euart, 103 º Batalhão de Artilharia de Campanha, Distinguished Service Cross

Dog Tag (plaqueta de identificação) encontrada no corpo do capitão em 2014

Com o guia David, exatamente no ponto onde o navio encalhou em 1942

Memorial nas proximidades da praia






         

cavaleirodasprofundezas@gmail.com

Nestor Antunes de Magalhães é 2º Ten R/1 do Exército Brasileiro, tendo servido os nove últimos anos de sua vida profissional no Museu do Comando Militar do Sul, Porto Alegre. É membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (FAHIMTB), mergulhador CMAS** com quatro especializações, Submarinista Honorário da Marinha do Brasil e recebeu a Medalha do Mérito Tamandaré. Mergulhou em inúmeros naufrágios por toda costa brasileira, destacando, entre outros, a participação em uma expedição exploratória no Parcel de Manuel Luís, Maranhão. Também mergulhou em naufrágios de Truk Lagoon, Hawaii, Golfo de Suez, Golfo de Aqaba, Estreito de Tiran, Estreito de Gubal e Mar Vermelho.

0 comentários:

Postar um comentário