sexta-feira, 27 de julho de 2018

FLAKVIERLING 38 EM DIORAMA

Olá amigos do Blog.
Confiram as fotos deste diorama primoroso que faz parte do acervo do Museu Real das Forças Armadas e da História Militar, Bruxelas, Bélgica. O canhão 20 mm em montagem quádrupla era conhecido como Flakvierling 38, arma antiaérea com grande mobilidade e volume de fogo, capaz de girar 360° no seu reparo horizontal e elevar rapidamente os seus quatro tubos, de -10° a 100°. Podia ter duplo emprego, atirando contra alvos de superfície, com o alcance máximo de 5.230 m ou contra aviões, com o alcance de utilização de 2.200 m.
Pierre Costermann, no seu eletrizante livro O Grande Circo, comenta inúmeras vezes o poder efetivo desta arma, inclusive de maneira dramática no capítulo No Inferno da "Flak".
Neste diorama, a presença da guarnição formada por vários jovens recrutas da Luftwaffe, por sinal com figuras muito bem feitas, contribui sobremaneira para a qualidade do conjunto. 




 

cavaleirodasprofundezas@gmail.com

Nestor Antunes de Magalhães é 2º Ten R/1 do Exército Brasileiro, tendo servido os nove últimos anos de sua vida profissional no Museu do Comando Militar do Sul, Porto Alegre. É membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (FAHIMTB), mergulhador CMAS** com quatro especializações, Submarinista Honorário da Marinha do Brasil e recebeu a Medalha do Mérito Tamandaré. Mergulhou em inúmeros naufrágios por toda costa brasileira, destacando, entre outros, a participação em uma expedição exploratória no Parcel de Manuel Luís, Maranhão. Também mergulhou em naufrágios de Truk Lagoon, Hawaii, Golfo de Suez, Golfo de Aqaba, Estreito de Tiran, Estreito de Gubal e Mar Vermelho.

0 comentários:

Postar um comentário