sábado, 30 de setembro de 2017

CENTRE JUNO BEACH - O MUSEU CANADENSE DO DESEMBARQUE

Foi na última semana de verão no Hemisfério Norte que tive a feliz oportunidade de conhecer essa notável instituição de memória que está sediada na cidadezinha de Courseulles-Sur-Mer, Normandia, França, cuja temática são as operações de combate da tropa canadense em Juno Beach, em 06 Jun 44.
Trata-se de um museu moderno, interativo e com expografia singular. Nas proximidades, além de alguns bunkers alemães, estão um tanque M4 Sherman DD, recuperado do fundo do Canal da Mancha em 1970. Também um tanque Churchill AVRE, um canhão alemão KWK 39 de 50 mm e a grande Croix de Lorraine que marca o local onde desembarcou o general Charles de Gaulle em 14 Jun 44. Confiram as fotos:














 

cavaleirodasprofundezas@gmail.com

Nestor Antunes de Magalhães é 2º Ten R/1 do Exército Brasileiro, tendo servido os nove últimos anos de sua vida profissional no Museu do Comando Militar do Sul, Porto Alegre. É membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (FAHIMTB), mergulhador CMAS** com quatro especializações, Submarinista Honorário da Marinha do Brasil e recebeu a Medalha do Mérito Tamandaré. Mergulhou em inúmeros naufrágios por toda costa brasileira, destacando, entre outros, a participação em uma expedição exploratória no Parcel de Manuel Luís, Maranhão. Também mergulhou em naufrágios de Truk Lagoon, Hawaii, Golfo de Suez, Golfo de Aqaba, Estreito de Tiran, Estreito de Gubal e Mar Vermelho.

0 comentários:

Postar um comentário