sábado, 12 de agosto de 2017

U 505

Retornei ao Museum of Science & Industry, Chicago. Estivera lá em 2006 mas queria vê-lo novamente. Este fantástico museu, inaugurado em 1933, é um dos maiores museus de ciências do mundo, com 35.000 peças integrando o seu rico acervo. O grande destaque desta coleção é o U 505, submarino alemão Tipo IX C/40  capturado em combate  pela Marinha americana em 1944 ao largo da África Ocidental. O U 505 tinha ao seu crédito doze patrulhas e oito navios afundados com um total de 44.962 t.
Em 1954, depois de ser rebocado pelo Rio São Lourenço, Canal Wolland e Grandes Lagos, o U Boat chegou até a margem sudoeste do Lago Michigan e dali, transportado por terra até o museu. Em 2004 ficou definitivamente preservado ao ser colocado em exposição em uma espécie de hangar subterrâneo ligado ao prédio principal do museu. O valor da entrada é de U$30 com direito a um tour a bordo do U Boat além do visitante também poder conferir as outras atrações do museu. Uma delas é um Junkers 87 Stuka, segundo no mundo ainda preservado em museu.

















 

cavaleirodasprofundezas@gmail.com

Nestor Antunes de Magalhães é 2º Ten R/1 do Exército Brasileiro, tendo servido os nove últimos anos de sua vida profissional no Museu do Comando Militar do Sul, Porto Alegre. É membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (FAHIMTB), mergulhador CMAS** com quatro especializações, Submarinista Honorário da Marinha do Brasil e recebeu a Medalha do Mérito Tamandaré. Mergulhou em inúmeros naufrágios por toda costa brasileira, destacando, entre outros, a participação em uma expedição exploratória no Parcel de Manuel Luís, Maranhão. Também mergulhou em naufrágios de Truk Lagoon, Hawaii, Golfo de Suez, Golfo de Aqaba, Estreito de Tiran, Estreito de Gubal e Mar Vermelho.

0 comentários:

Postar um comentário