Olá amigos.
Atendendo o convite do C Alte Fiuza, Comandante da Força de Submarinos, passei duas noites a bordo do submarino Classe Tupi da Marinha do Brasil, o S 33 Tapajó. Suspendemos do cais da Base da Força de Submarinos na Ilha Mocanguê, Niteroi. Foi emocionante participar de todas as atividades de navegação e mergulho deste navio, um verdadeiro U Boat. Fiquei encantado com a complexidade da máquina, o profissionalismo e a dedicação da tripulação. Um ambiente absolutamente informal, mas pleno de camaradagem e eficiência, típico da tripulação de um caçador.
Fui também batizado e recebi o nome das profundezas de Dourado, por indicação do próprio Netuno.
O grande momento aconteceu quando submergimos fora da Baia da Guanabara, já no Atlântico. Tudo como nos filmes, hollywoodiano, impressionante! Primeiro aquele alarme: "Auuuugh! Auuuugh!". Depois a voz metálica do imediato pelo interfone: "Mergulhar! Mergulhar!". PQP, não existe sensação mais espetacular, momento mais sublime do que este. No mesmo instante lembrei-me de Prien, Kretschmer, Schepke, Lüth, Schütze, Topp, Lassen... Só faltou a música do filme Das Boot.
Atacar! Atacar! Avante, eia ao inimigo, ponham-no a pique! Navegamos contra a Inglaterra!!!
Aproveitei também para para presentear o C Alte Fiuza com um exemplar do meu livro De Truk a Narvik - Mergulhando na História. Em troca, recebi o livro 100 Anos - Força de Submarinos, uma publicação magnífica, e diversas lembranças.
Aproveitei também para para presentear o C Alte Fiuza com um exemplar do meu livro De Truk a Narvik - Mergulhando na História. Em troca, recebi o livro 100 Anos - Força de Submarinos, uma publicação magnífica, e diversas lembranças.
Compartilho então com todos vocês, muito feliz, esta jornada extraordinária. Vão algumas das 184 fotos tiradas. Nestor, Dourado para Netuno.
S Tapajó: sempre presente, nunca detectado.
Usque Ad Sub Acquam Nauta Sum
Juntou a fome com a vontade de comer...baita experiência Nestor!
ResponderExcluirCaro Nestor, para nós é uma grande satisfação ter a bordo mergulhando conosco pessoas como você que, além de admirar e reconhecer o que fazemos, também divulgam o nosso trabalho para os demais. Muito obrigado por me presentear com um exemplar do seu livro. A partir de agora irei sempre acompanhar o seu blog. Um forte Abraço.
ResponderExcluirCT Souza
Sempre presente, nunca detectado.
Usque ad sub acquam nauta sum.
Fantástico post !!!
ResponderExcluirQue ótimo compartilhar conosco essa experiência !!!
Parabéns !
Olá Dudi, CT Souza e Xracer. Muito obrigado. Queria compartilhar com todos estes momentos mágicos que tive a bordo do Tapajó. Acho que consegui. Foi inesquecível. Abração.
ResponderExcluir