quinta-feira, 19 de abril de 2012

MERGULHO EM TRUK LAGOON

No início do mês de abril de 2012, estivemos mergulhando na antiga base japonesa de Truk Lagoon, bombardeada à extinção pela US Navy em fevereiro de 1944. O fundo do mar se constitui em um riquíssimo museu marinho onde pode-se encontrar navios, um submarino, aviões, tanques, armamento, munição, etc. Realizamos 21 mergulhos, todos profundos (mais de 18 m), respirando na maioria deles Nitrox32. Tivemos o SS Thorfinn como base de operações e aproveitamos para doar um exemplar do livro U Boats Mergulhando na História para a biblioteca do navio. Na foto o Capitão Lance Higgs recebe o livro.


Mergulhamos no submarino I 169, em um bombardeiro Betty, no San Francisco Maru, no Rio de Janeiro Maru e em muitos outros.



Visita a Pearl Harbor - Oahu - Havaii
No retorno de Truk, aproveitamos uma semana para visitar todos os museus, sítios históricos e memoriais da Ilha de Oahu, em uma completa submersão na História da Guerra do Pacífico. Destacamos o USS Missouri, o USS Arizona Memorial, o USS Utah Memorial, o USS Oklahoma Memorial, o USS Bowfin Submarine Museum, o National Cemetery, o US Army Havaii Museum, etc. Também é interessante comentar dois mergulhos no naufrágio de um caça Corsair que se encontra a 31 m ao largo de Honolulu.




Abraços, Nestor.

cavaleirodasprofundezas@gmail.com

Nestor Antunes de Magalhães é 2º Ten R/1 do Exército Brasileiro, tendo servido os nove últimos anos de sua vida profissional no Museu do Comando Militar do Sul, Porto Alegre. É membro da Academia de História Militar Terrestre do Brasil (FAHIMTB), mergulhador CMAS** com quatro especializações, Submarinista Honorário da Marinha do Brasil e recebeu a Medalha do Mérito Tamandaré. Mergulhou em inúmeros naufrágios por toda costa brasileira, destacando, entre outros, a participação em uma expedição exploratória no Parcel de Manuel Luís, Maranhão. Também mergulhou em naufrágios de Truk Lagoon, Hawaii, Golfo de Suez, Golfo de Aqaba, Estreito de Tiran, Estreito de Gubal e Mar Vermelho.

1 comentários:

  1. Amigo, fiquei encantado com seu trabalho. Com todo o talento que você tem, com toda a capacidade que você inúmeras vezes demonstrou durante o nosso CFS, com esses assuntos ligados à história das guerras com as coleções de artigos, armas e equipamentos que tanto serviram para as nossas instruções só podia dar nisso. Um trabalho fantástico, que já publiquei o seu link no Twitter e vou compartilhar no Facebook. Da mesma forma peço ao amigo que divulgue aos seus contatos, também os meus livros, cujos liks estão no rodapé do meu e-mail, ou com acesso no meu site pessoal: www.rubensasilva.com Seu Blog já está salvo nos meus favoritos e como você pode conferir, já estou cadastrado e seguindo o seu Blog. Ficarei muito feliz se puder contar com o mesmo procedimento com relação ao meu Blog. Um grande abraço!

    ResponderExcluir